,

A serra da Mantiqueira é uma região com muitas quedas d’água e Santo Antonio do Pinhal não é diferente.

Santo Antonio do Pinhal é um lugar ótimo para quem gosta de estar em contato com a natureza e praticar ecoturismo na companhia de amigos, desbravando as trilhas no meio dos bosques de araucárias.

Com praticamente 90% de área verde o Ecoturismo é um dos principais atrativos de Santo Antônio do Pinhal. Suas montanhas possuem relevo irregular, picos de altitude, rios de águas cristalinas, cachoeiras, vegetação típica de serra, bosques de araucárias, fauna e flora. Para contemplar essas belas paisagens não é presciso ir longe: ao lado do município as montanhas já mostram suas belezas. Para quem busca jardins floridos, uma ótima opção é o Ecco Parque Jardins do Pinhal. (o local possui um lindo paisagismo com plantas de todo o mundo). Para quem busca maior contato com a natureza, a cidade possui inúmeras trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade. Uma boa opção para quem quer fazer uma trilha bem fácil é a trilha da Cachoeira do Sítio Matão: com pouco relevo, é bem marcada e passa por dentro de uma linda mata preservada até chegar em uma linda cachoeira onde, nos dias mais quentes, indicamos um refrescante banho em suas águas geladas e limpas. Já para quem busca aventura, a opção mais procurada é o Pico Agudo que possui rampas de voo livre e também uma linda vista para o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais. Outras modalidades de esportes praticados em Santo Antônio do Pinhal são o mountain bike, o ciclo turismo, a cavalgada e o trekking. Também temos uma boa sugestão para a família: os pesqueiros de trutas. Encontramos dois no municípo, ambos em lindos cenários em meio às lindas montanhas da cidade. Com várias trilhas demarcadas e sinalizadas, a região é muito procurada pelas pessoas que praticam esta modalidade de ecoturismo. A Trilha do Cambraia é começa próximo ao centro da cidade e considerada de dificuldade média. No ponto mais alta da trilha é possível ver o Pico Agudo, do outro lado de Santo Antonio do Pinhal. O percurso completo da Trilha da Cambraia é de aproximadamente 5 km e leva cerca de 1 hora e meia para ser concluído. Já a Trilha do Zigue Zague tem um nível de dificuldade mais avançado, com cerca de 7, 7 km passando por lindas paisagens de bosques de araucárias e pinheiros, entre as cidade de Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão.

A Trilha do Matão é uma trilha de dificuldade leve, que pode ser feito até com a família. São cerca de 2,1 km que podem ser percorridos em 45 minutos, apreciando a fauna e flora local, com destaque para a grande variedade de pássaros. Outra trilha com nível fácil é a trilha do Cruzeiro, que começa no centro da cidade e chega até a 1100 metros de altitude, onde tem uma vista panorâmica da cidade. A trilha possui cerca de 1 km de extensão e pode ser percorrida em até 30 minutos.